quinta-feira, 30 de junho de 2011

Primeira e Segunda Guerras Mundiais


Durante a Primeira Guerra Mundial, tropas ciclistas de infantaria, de reconhecimento, de transmissões e sanitárias foram usadas extensivamente por todos os contendores. A Itália equipou com bicicletas as suas unidades bersaglieri de infantaria ligeira.
Ao começar a guerra, cada batalhão de Jägers (caçadores) do Exército Alemão incluia uma companhia de ciclistas (Radfahr-Kompanie). Durante a guerra os alemães mobilizaram cerca de 80 companhias adicionais, algumas das quais foram agrupadas em oito batalhões de ciclistas (Radfahr-Bataillonen). No final da guerra o Exército Alemão realizou um estudo sobre o uso de bicicletas e publicou os seus resultados num relatório intitulado Die Radfahrertruppe (As Tropas Ciclistas).
Em 1937, durante a suas operações na China, o Exército Japonês empregou mais de 50.000 tropas ciclistas. No início da Segunda Guerra Mundial as campanhas japonesas através da Malásia que levaram à tomada de Singapura em 1941 foram largamente dependentes de tropas montadas em bicicletas. Em ambas as acções as bicicletas permitiram um discreto e flexível transporte de milhares de tropas que puderam assim confundir e surpreender os defensores. As bicicletas também exigiam pouco esforço da máquina de guerra japonesa, não necessitando de camiões nem de navios para as transportar, nem do precioso petróleo para as mover.
O Exército Filandês fez uso extenso de bicicletas durante a Guerra do Inverno. Durante as épocas mais quentes, as tropas de esquis passaram a utilizar bicicletas. O uso aliado de bicicletas durante a Segunda Guerra Mundial foi limitado mas incluiu o fornecimento de bicicletas dobráveis a pára-quedistas e a estafetas, operando atrás das linhas inimigas. O bem sucedido raid britânico à estação de radar alemã de Saint Bruneval na França, em 1942 foi conduzido por tropas aerotransportadas equipadas com bicicletas dobráveis.

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